quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CRESCIMENTO NO NUMERO DE SKATISTA NO BRASIL

O Brasil tem hoje, 3.863.981 de skatistas. O número foi apurado pelo instituto Datafolha, encomendado pela Confederação Brasileira de Skate em parceria com algumas empresas. É um volume expressivo, comparável com populações de países inteiros, como o Uruguai (3.399.237).
Uma das utilidades desse número, é mostrar ao poder público a quantidade de skatistas espalhados pelo território nacional e a escassez de pistas para atender a demanda dos praticantes. Há uma necessidade urgente de construir locais apropriados para a prática do skate, levando em conta a diversividade de modalidades e suas categorias.



Dirigindo a Confederação Brasileira de Skate nos últimos três anos, Marcelo Santos agora tem um ótimo argumento nas próximas reuniões em Brasília, para construção de novas pistas de skate.




Marcelo Santos, presidente da CBSk
Foto: Sidney Arakaki




Quais os principais pontos comemorados pela CBSk na pesquisa desse ano?
O crescimento de 20% no número de praticantes, que mostra que o Skate continua crescendo muito.



Cite alguns resultados obtidos com a pesquisa.
O número estimado de domicílios em 2009 chegou aos 62.727.000. Se tivéssemos apenas um praticante em cada domicílio, o número seria de mais ou menos 3.136.350 praticantes. Porém, como temos domicílios com mais de um praticante conforme quadro apresentado na pesquisa, o número é bem maior e chega aos 3.863.981 já citado.



Quais os principais fatores que levam ao aumento de praticantes de skate? 
Acho que, principalmente os grandes eventos que são transmitidos pelas TVs.














CBSk tem o número de pistas de skate existentes no país?
A última fonte foi o Guia de Pistas CemporcentoSkate lançado em 2006. (1024 pistas)
Pistas de skate brasileiras não comportam número de praticantes
Foto: Sidney Arakaki
Porque o número de pistas não tem acompanhado o número de praticantes, principalmente nas grandes cidades? 
Esta pergunta é bem difícil de responder, porque não sabemos ao certo se não tem crescido na mesma proporção. Mesmo que não tenha crescido na mesma proporção, é fato que o número de pistas construídas nos últimos quatro anos aumentou muito. Talvez nas grandes cidades não tenha crescido proporcionalmente, mas por outro lado, pelo interior de diversos Estados estão surgindo muitas e muitas pistas novas. Um dos fatores que dificulta o crescimento do número de pistas na mesma proporção que o número de praticantes, é que geralmente, se trata de obras públicas, realizadas por prefeituras e/ou governos estaduais. E, como sabemos, no nosso país, a execução de qualquer obra pública é muito demorada e burocrática, o que às vezes faz com que uma pista demore anos para sair do papel, até ser inaugurada. Temos um exemplo bem próximo, e claro que é o da pista de Fortaleza, que receberá uma etapa do mundial agora em maio. O projeto desta pista é de meados de 2007, e foi licitada e aprovada neste mesmo ano, mas só em final de 2009 começou a ser construída. E foi inaugurada em março de 2010. Quase três anos do projeto à finalização da obra.


Por: Sidney Arakaki



FONTE: FGSKT


Nenhum comentário:

Postar um comentário